Volta de Gravataí começa nessa quarta com etapa de 178km

13 04 2011

Fotos de Marcos Adami – BM Press

O árbitro colombiano Orlando Guerreiro

A Volta Ciclística Internacional de Gravataí começa nessa quarta-feira. A largada será em frente à Prefeitura Municipal às 9 horas e os atletas das 12 equipes nacionais e cinco estrangeiras vão percorrer 178 quilômetros até a cidade litorânea de Torres. Ao todo serão 800 quilômetros divididos em cinco etapas.

A corrida conta pontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional) e termina no próximo domingo com uma etapa de 150 km com largada e chegada no centro de Gravataí.

Da esquerda para direita: Marcos Lorenz, Orlando Guerreiro e Marco Antonio Barbosa

“A Volta de Gravataí é muito importante, pois faz parte do processo de classificação do Brasil no ranking de Nações da UCI. Esses pontos são necessários para definir a quantidade de atletas que vão participar de Mundiais, do Pan-Americano de Guadalajara 2011 e também dos Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem”, explicou Marco Antonio Barbosa, comissário que representa a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) no evento.

O Rio Grande do Sul estará representado pela Seleção Gaúcha. A equipe comandada pelo técnico Darmes Labatut é formada por Jamir Dallagnol, Cleiton Fadanelli, Eduardo Quadrado, Rafael Safadi, Mateus Lorenzetti e Marcelo Demori.

Dirigentes das 17 equipes participam do Congresso Técnico

Na noite dessa terça-feira foi realizado o congresso técnico com os dirigentes das equipes. O comissário geral da UCI é o colombiano Orlando Guerreiro. A equipe paranaense Clube DataRo de Ciclismo, de Foz do Iguaçu, será a primeira na caravana, seguida pela paulista Funvic-Marcondes César, de Pindamonhangaba.

DUAS ETAPAS DE MONTANHA

A Volta Ciclística Internacional de Gravataí é famosa pela dureza de suas etapas, com muitas subidas de serra. Todas as etapas terão início às 9 horas.

Após os 178 km da primeira etapa na quarta-feira, entre Gravataí e Torres, os ciclistas encaram no segundo dia a Serra Gaúcha. Serão 140 km saindo de Torres, a altitude de 50 metros, para alcançar 1.050 metros de altitude na cidade de Cambará do Sul.

A terceira etapa na sexta-feira também será muito exigente, com 160 km e início em Cambará do Sul, passando por São Francisco de Paula, de onde descem a serra até Taquara, via Igrejinha e Três Coroas, para subir a serra de Gramado até chegarem em Canela.

No sábado, os atletas terão uma etapa mais veloz, com 110 km entre Canela e Gravataí.

O último dia de disputa começa em Gravataí e terá 150 km de percurso misto, com subidas, descidas e trechos planos. Os atletas vão passar por Taquara, Rolante, Santo Antonio da Patrulha, Glorinha e fazem a última chegada em Gravataí onde serão conhecidos os campeões.

A corrida é organizada desde 2001 na cidade de Gravataí e em 2008 ganhou status internacional e passou a contar pontos para o ranking da UCI.

PROGRAMAÇÃO DAS ETAPAS

13/04 – 1ª Gravataí-Torres – 180 km
14/04 – 2ª Torres-Cambará do Sul – 140 km
15/04 – 3ª Cambará do Sul-Canela – 160 km
16/04 – 4ª Canela-Gravataí – 150 km
17/04 – 5ª  Gravataí–Taquara–Rolante–S.Antônio–Glorinha–Gravataí – 150 km

A oitava edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí é uma realização da Federação Gaúcha de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e da União Ciclística Internacional com o apoio da Uniair Transporte Aeromédico/Unimed RS, Brigada Militar Comando Rodoviário, DAER, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Cambará do Sul, Prefeitura Municipal de Torres e Prefeitura Municipal de Canela, com a promoção da Prefeitura Municipal de Gravataí.

Mais informações no site https://voltainternacional.wordpress.com


Ações

Information

Deixe um comentário