Ciclismo Brasileiro tem recorde de provas internacionais na temporada
CBC viabilizou 17 provas no calendário do ano. Número deve aumentar em 2012
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) segue trabalhando firme para o crescimento do esporte no País. Neste ano, a entidade viabilizou 17 eventos internacionais dentro do calendário brasileiro, cinco a mais do que em 2010. Para a próxima temporada, o número será maior, já que outros eventos serão incorporados.
“A União Ciclística Internacional (UCI) solicitou que o Brasil seja sede de eventos internacionais, devido à proximidade com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando para receber a Copa do Mundo de Mountain Bike, Mundial de BMX e Mundial de Estrada até 2016”, afirmou José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.
Além do ciclismo de estrada e pista, as modalidades do esporte incluem Mountain Bike, BMX e ciclismo paraolímpico. Outras ações com grupos de atletas de ponta estão em andamento. Seis ciclistas estão na Suíça,em fase de treinamento para o Mundial de BMX, que ocorre em julho, na Dinamarca. No final de semana, o grupo conseguiu duas vitórias na República Tcheca, com Hugo Osteti e Bianca Quinalha.
A estrutura da CBC conta com um departamento técnico altamente capacitado, com equipe fixa de 12 pessoas em Londrina (PR) e equipamentos de cronometragem e informática de primeira linha. Além disso, existem 23 comissários espalhados por todo o Brasil.
Ouro no Pan comprova bom momento do ciclismo brasileiro – O fim de semana foi de festa para o ciclismo brasileiro. O paranaense Gregolry Panizo conquistou a medalha de ouro na prova de estrada do Pan-americano, em Medellín, na Colômbia, país com muita tradição no esporte.
O triunfo de Panizo garantiu vaga ao Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, na Inglaterra. Esta foi a primeira vez que um brasileiro venceu o Pan no ano em que estava em jogo a vaga olímpica. Nesta prova, o Brasil conquistou outro resultado importante: ganhou a categoria Sub 23, com Gideoni Monteiro.
Lista de eventos internacionais da temporada
Estrada
– Copa América – 09/01 – São Paulo (SP)
– Giro do interior de São Paulo – 15 a 19/03 – Barra Bonita (SP)
– Volta Internacional de Gravataí – 13 a 17/04 – Gravataí (RS)
– Volta Internacional do Paraná – 01 a 05/06 – Londrina (PR)
– Prova Ciclística 9 de Julho – 9 de julho – São Paulo (SP)
– Tour do Rio – 27 a 31 de julho – Rio de Janeiro
– Tour do Brasil/Volta do Estado de São Paulo – 15 a 23/10 – São Paulo
Mountain Bike
– Taça Brasil – 13 de março – Curitiba (PR)
– Copa Internacional Banco do Brasil de MTB – 17 de abril – Araxá (MG)
– Taça Brasil – 22 de maio – Rio de Janeiro
– Copa Internacional Banco do Brasil de MTB – 18 de junho – São Lourenço (MG)
– Volta de Santa Catarina – 26 de junho – Santa Catarina
– Mundial de Masters – 19 a 24 julho – Balneário Camboriu (SC)
– Copa Internacional Banco do Brasil de MTB – 21 agosto – Congonhas (MG)
– Copa Internacional – 18 de setembro – Londrina (PR)
– Taça Brasil – 9 de outubro – São Paulo
BMX
– Copa Internacional (data e local a definir)
Deixe um comentário